Director do ICN critica organismo pela degradação de Vale de Canas

Blog dedicado ao lado "menos sério" da região de Coimbra

O FC Porto recebe hoje à noite o Benfica para a oitava jornada da Liga portuguesa de futebol, sabendo que em caso de vitória se isola na prova, depois do empate de sexta- feira do Sporting em Aveiro.
Ainda não há dados concretos, pois houve estabelecimentos que ainda não responderam ao inquérito formulado pelos serviços da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Coimbra, mas os primeiros dados apontam para prejuízos avultados na Baixa. Das 100 lojas já conhecidas, a ACIC tem dados que lhe permitem avançar com um prejuízo a rondar os 500 mil euros. Segundo o Diário asBeiras, os membros do sector comercial da ACIC não garantem que sejam conseguidas verbas para ajudar os comerciantes da Baixa, mas “servirão para fazer alguma reivindicação junto da câmara e do Ministério da Economia, por exemplo”.O mau tempo provocou hoje a morte de uma pessoa, cerca de 700 inundações, 335 quedas de árvores, dezenas de deslizamentos de terras e desabamentos, além de vias cortadas um pouco por todo o país.
Os distritos de Lisboa, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Guarda são os mais afectados.
Um autocarro com cerca de 50 crianças foi arrastado esta manhã pelas águas de um rio no concelho de Soure, sem causar vítimas, indicou o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
As crianças foram todas retiradas e encontram-se bem, segundo os Bombeiros Voluntários.
O vendaval que assolou de madrugada a zona de Coimbra causou dezenas de inundações, mas sem notícia de vítimas.
De acordo com os bombeiros, viveu-se uma situação de "verdadeiro caos".
O trânsito no IC2, a Norte de Coimbra, esteve interrompido no sentido Sul-Norte, após ter sido cortado de madrugada.
Vários concelhos do distrito de Leiria registaram inundações, sendo a cidade de Pombal a mais fustigada.
A tromba de água que caiu na zona de Pombal provocou a inundação do centro da cidade, tendo ficado submersa a zona do Jardim Municipal, afirmou fonte da PSP local.
A Câmara de Pombal accionou o Plano Municipal de Emergência para fazer face à situação causada pelo mau tempo no concelho, onde uma mulher com cerca de 80 anos que sofria de problemas cardíacos morreu de madrugada ao ver a sua casa inundada, na cidade.
Segundo o presidente da autarquia, Narciso Mota, "os prejuízos são incalculáveis".
Os concelhos de Coimbra, Condeixa, Souselas e Montemor, distrito de Coimbra, registaram muitas inundações, especialmente de carácter urbano, embora em menor grau.
Tomar deverá sofrer uma inundação devido à forte precipitação e a zona ribeirinha de Águeda foi a primeira no país a ficar inundada, segundo o Instituto da Água.
O mau tempo provocou durante a madrugada inundações em Aveiro, Albergaria-a-Velha, Anadia e Mealhada.
A subida do caudal do Rio Mondego inundou hoje de manhã várias habitações da zona do Vale do Mondego, próximo da Guarda.
Duas estradas estavam cortadas na Serra da Estrela às 09:00, devido ao desabamento de terras.
A circulação ferroviária na Linha do Norte, entre Souselas e Coimbra B, foi normalizada às 12:30, depois de ter sido cortada devido a acumulação de água.
A quantidade de chuva registada desde o início do mês em Portugal Continental excedeu já, à excepção de Faro, a média mensal para Outubro, segundo o Instituto de Meteorologia
Ainda faltam alguns dias para mais um clássico do futebol português (FCP x SLB) e os nervos do presidente lisboeta parecem estar a consumir o homem... Para quem fala tanto mal de Pinto da Costa, não lhe fica nada atrás! Diz mal de tudo e todos, por vezes denota até uma grande falta de educação. Em relação ao Apito Dourado, parece que a estratégia dele é tentar desviar as atenções e esconder o "rabo preso"; já os árbitros deviam dar-lhe uma lição... 

Um golo do brasileiro Nei, nos descontos, valeu ontem à Naval um empate na recepção ao Sporting de Braga (1-1), que já "sonhava" com a liderança, no encontro de encerramento da sétima jornada da Liga portuguesa de futebol. Face ao empate de domingo entre FC Porto e Sporting (1-1 em Alvalade), o Braga, que já bateu os "dragões" (2-1 em casa), esteve provisoriamente na frente do campeonato desde os 38 minutos, quando se adiantou por Maurício, mas acabou por ceder na parte final.
A formação "arsenalista" pode queixar-se de vários contratempos, nomeadamente das lesões de Paulo Jorge e Frechaut (ambos substituídos na primeira parte), mas o golo de Nei foi, ainda assim, muito curto para o domínio da Naval, que merecia mais.
A Académica conquistou ontem o seu primeiro triunfo na Liga de futebol, à sétima jornada, por 2-0, frente ao Desportivo das Aves, que também nunca venceu e por isso permanece no fundo da classificação com apenas dois pontos.


O Sporting perdeu ontemcom o Bayern Munique por 1-0 e falhou o "assalto" ao primeiro lugar do grupo B da Liga dos Campeões de futebol, em encontro da terceira jornada do grupo B, disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O FC Porto ficou ontem mais perto da continuidade na Liga dos Campeões em futebol, ao golear por 4-1 o Hamburgo, ao contrário do Benfica, batido pelo Celtic por contundente 3-0 e com um "pé" fora da prova.
O Benfica, pelo contrário, hipotecou quase em definitivo o apuramento para a fase seguinte, ao sair de Glasgow com uma pesada derrota por 3-0 ante o Celtic, materializada com os remates certeiros de Kenny Miller (56 e 66) e Pearson (89).
Três pessoas ficaram ontem intoxicadas no Fórum Coimbra, aparentemente devido à inalação de gases libertados de pinturas recentes numas casas de banho do centro comercial, disse uma fonte dos bombeiros.Lusa
Eusebiusz Smolarek marcou, aos 09 e 18 minutos, os tentos que derrotaram a formação das "quinas", que reduziu já nos descontos, aos 92, por intermédio de Nuno Gomes.
Nos primeiros dois encontros do grupo A, Portugal tinha empatado na Finlândia (1-1) e ganho em casa ao Azerbaijão (3-0).
O cantor alemão Patrice e as bandas GNR, Xutos e Pontapés e Orishas são as principais atracções do programa de concertos da Festa das Latas e Imposição de Insígnias de Coimbra, que arranca a 26 de Outubro.
que este ano o palco funcionará numa tenda com 2.100 metros quadrados, acoplada a mais duas acopladas, com uma lotação de cerca de oito mil pessoas.
(...)Entre 16 e 21 de Outubro, agora de novo no Teatro Académico de Gil Vicente – encerrada que parece estar mais uma página negra na vida cultural da cidade, com o fecho do Cine-Teatro Avenida –, Coimbra irá viver a 7.ª Festa do Cinema Francês.


