Máfia do Centro:   Comente os nossos Artigos              Seja você o nosso jornalista! Envie-nos as suas denúncias, desabafos, notí­cias, fotos... para mafiadocentro@sapo.pt   

domingo, outubro 08, 2006

Gripe das Aves - Coimbra

Ontem, enquanto caminhava pela Rua General Humberto Delgado (Coimbra), ali bem perto da Telepizza, dei de caras com uma ave morta no meio do passeio, junto a uma paragem de autocarro. O avançado estado de decomposição e o cheiro incomodativo indiciavam que estaria ali há vários dias. E de repente, dei comigo a pensar... se fosse há um ano não atrás, já dezenas de pessoas teriam alertado as autoridades, que viriam a correu com fatos “de astronauta” buscar o animal!
Na altura (por falta de outro assunto para os mídia) o país vivia aterrorizado com a gripe das aves. Entretanto, as guerras e o futebol preencheram as agendas jornalísticas, e a ameaça desapareceu! Ou melhor, pensamos que desapareceu...
Se não vejamos:

- Pequim, 05 Out (Lusa) - A China anunciou hoje um segundo foco de Gripe das Aves numa semana, que terá causado a morte de cerca de mil animais no noroeste do país.
- Faro, 29 Set (Lusa) - O director-geral de Veterinária admitiu hoje em Faro a hipótese de voltar a ser proibida a venda de aves vivas em mercados nas zonas consideradas de risco para a propagação da gripe das aves, como a Ria Formosa.
- Jacarta, 28 Set (Lusa) - Um paciente a quem foi diagnosticada a Gripe das Aves morreu quinta-feira, tornando-se na 52ªvítima mortal com a doença no país, disse o seu médico.
- Banguecoque, 26 Set (Lusa) - A Tailândia anunciou hoje a morte de um homem, vítima da Gripe das Aves, elevando para 17 o número de casos mortais no país provocado pelo vírus H5N1.
- Coimbra, 22 Set (Lusa) - A sub directora-geral da Saúde, Graça Freitas, desafiou as instituições a criarem a sua própria reserva de medicamentos para estarem prevenidas contra uma eventual pandemia de gripe.
Por tudo isto, parece-me que devemos continuar em alerta.
E já agora, pode ser que este animal não tenha sido vítima da gripe das aves...