Mau tempo: Uma morte, quase 700 inundações e desabamentos
O mau tempo provocou hoje a morte de uma pessoa, cerca de 700 inundações, 335 quedas de árvores, dezenas de deslizamentos de terras e desabamentos, além de vias cortadas um pouco por todo o país.
Os distritos de Lisboa, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Guarda são os mais afectados.
Um autocarro com cerca de 50 crianças foi arrastado esta manhã pelas águas de um rio no concelho de Soure, sem causar vítimas, indicou o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
As crianças foram todas retiradas e encontram-se bem, segundo os Bombeiros Voluntários.
O vendaval que assolou de madrugada a zona de Coimbra causou dezenas de inundações, mas sem notícia de vítimas.
De acordo com os bombeiros, viveu-se uma situação de "verdadeiro caos".
O trânsito no IC2, a Norte de Coimbra, esteve interrompido no sentido Sul-Norte, após ter sido cortado de madrugada.
Vários concelhos do distrito de Leiria registaram inundações, sendo a cidade de Pombal a mais fustigada.
A tromba de água que caiu na zona de Pombal provocou a inundação do centro da cidade, tendo ficado submersa a zona do Jardim Municipal, afirmou fonte da PSP local.
A Câmara de Pombal accionou o Plano Municipal de Emergência para fazer face à situação causada pelo mau tempo no concelho, onde uma mulher com cerca de 80 anos que sofria de problemas cardíacos morreu de madrugada ao ver a sua casa inundada, na cidade.
Segundo o presidente da autarquia, Narciso Mota, "os prejuízos são incalculáveis".
Os concelhos de Coimbra, Condeixa, Souselas e Montemor, distrito de Coimbra, registaram muitas inundações, especialmente de carácter urbano, embora em menor grau.
Tomar deverá sofrer uma inundação devido à forte precipitação e a zona ribeirinha de Águeda foi a primeira no país a ficar inundada, segundo o Instituto da Água.
O mau tempo provocou durante a madrugada inundações em Aveiro, Albergaria-a-Velha, Anadia e Mealhada.
A subida do caudal do Rio Mondego inundou hoje de manhã várias habitações da zona do Vale do Mondego, próximo da Guarda.
Duas estradas estavam cortadas na Serra da Estrela às 09:00, devido ao desabamento de terras.
A circulação ferroviária na Linha do Norte, entre Souselas e Coimbra B, foi normalizada às 12:30, depois de ter sido cortada devido a acumulação de água.
A quantidade de chuva registada desde o início do mês em Portugal Continental excedeu já, à excepção de Faro, a média mensal para Outubro, segundo o Instituto de Meteorologia
0 Bocas:
Enviar um comentário
<< Home