Máfia do Centro:   Comente os nossos Artigos              Seja você o nosso jornalista! Envie-nos as suas denúncias, desabafos, notí­cias, fotos... para mafiadocentro@sapo.pt   

terça-feira, outubro 10, 2006

Festa do Cinema Francês

Em Coimbra, de novo, entre 16 e 21 de Outubro.



(...)Entre 16 e 21 de Outubro, agora de novo no Teatro Académico de Gil Vicente – encerrada que parece estar mais uma página negra na vida cultural da cidade, com o fecho do Cine-Teatro Avenida –, Coimbra irá viver a 7.ª Festa do Cinema Francês.
Marcada pela magia do sete – sétima edição, sétima arte, sete cidades –, a Festa do Cinema Francês trará ao seu público em Coimbra um total de 15 títulos, de todos os géneros, que fazem um retrato fiel da qualidade e diversidade da produção francesa para este ano. Legendados em português (todos), os filmes em exibição são estreias absolutas fora de fronteiras, com excepção para aqueles que se apresentaram em alguns dos mais importantes festivais internacionais, como San Sebastien, Locarno, Veneza, Edimburgo, Toronto, Montreal ou Sundance.
Ontem apresentado na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, o programa terá início com uma comédia que promete, até pela temática: um médico brilhante que decide mudar de vida e transformar-se num cantor rock'n'roll em "Qui m'aime me suive".
Para Dominique Sastres, o responsável pela organização no Instituto Franco-Português, esta pretende ser "uma montra da diversidade e do dinamismo do cinema francês", a funcionar como "motor" de toda a produção europeia, uma vez que se trata do primeiro produtor europeu e segundo a nível mundial, com os 240 filmes que faz em cada ano.
Presente na conferência de apresentação da Festa do Cinema, Manuel Portela, director do TAGV, congratulou-se com o regresso do festival à sala da Universidade de Coimbra e sublinhou o facto de se tratar de uma iniciativa a caber na perfeição num programa que pretende abrir-se cada vez mais ao cinema europeu.

Diario AsBeiras