Máfia do Centro:   Comente os nossos Artigos              Seja você o nosso jornalista! Envie-nos as suas denúncias, desabafos, notí­cias, fotos... para mafiadocentro@sapo.pt   

quinta-feira, novembro 30, 2006

Coimbra: Eleições na Associação Académica vão ter segunda volta

A lista D para a Associação Académica de Coimb ra (AAC), encabeçada pelo estudante Paulo Fernandes, foi a mais votada nas eleições mas terá de disputar uma segunda volta com a lista V, liderada por Pedro Cunha.

Os resultados apurados na madrugada de hoje, após dois dias de votação (terça e quarta-feira), ditaram a vitória da lista D com 3.079 votos, seguida da lista V com 2.846, disse à agência Lusa Nuno Sequeira, presidente da Comissão E leitoral.

Ás eleições apresentaram-se sete listas, entre as quais uma única mulher, Joana Silva, da lista T, que obteve o terceiro melhor resultado, com 257 votos.

Seguiram-se a lista K (183 votos), a R (182), a N (180) e a W (122).

No total votaram 7.475 estudantes, contando com os 480 votos brancos e os 150 nulos, de um universo de 22 mil estudantes da academia de Coimbra, que é a maior do país.

Como nenhuma das listas conseguiu obter mais de 50 por cento dos votos, realiza-se uma segunda volta nos dias 5 e 6 Dezembro, para encontrar o sucessor de Fernando Gonçalves, que cumpriu dois mandatos à frente da Direcção-geral da AAC.

A campanha eleitoral para a segunda volta arranca hoje às 14:00 de hoje e termina segunda-feira à mesma hora.

A lista D, encabeçada por Paulo Fernandes, de 23 anos, estudante finalista de Farmácia, propõe promover a empregabilidade e o trabalho conjunto com a reitoria e o Estado, para encontrar novas vias de financiamento do ensino superior.

Por seu lado, o candidato da lista V, Pedro Cunha, também de 23 anos, aluno finalista de Medicina, defende a promoção do emprego e a inserção dos jovens no mercado de trabalho e o regresso de Coimbra à liderança do debate em torno do ensino superior.

Para o Conselho Fiscal da AAC, que é constituído através do método de Hondt, foram eleitos três elementos da lista D, que obteve 3032 votos, e dois da V, que amealhou 2793.