Máfia do Centro:   Comente os nossos Artigos              Seja você o nosso jornalista! Envie-nos as suas denúncias, desabafos, notí­cias, fotos... para mafiadocentro@sapo.pt   

sexta-feira, outubro 26, 2007

VIVER COM A CULTURA – Périplo pelas Freguesias

[27 de Outubro _ 21h30 _ Concerto pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra em Cernache]

Numa organização do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, com o apoio da Junta de Freguesia de Cernache e da Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro, a iniciativa "Viver com a Cultura - Périplo pelas Freguesias" leva à freguesia de Cernache um concerto protagonizado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra, que se realiza às 21h30 do próximo Sábado (27), na Capela do Loureiro.
O Coro Misto da Universidade de Coimbra é um dos sete Organismos Autónomos da A.A.C, e é o coro misto, em actividade, mais antigo da Universidade, fundado a 12 de Dezembro de 1956, tendo tido como primeiro director artístico o Prof. Raposo Marques sendo, também, de destacar o maestro Adelino Martins, director artístico durante 25 anos (1964 a 1978, e de 1985 a 1996).
Organiza, desde 1986, o Encontro Internacional de Coros Universitários (EICU), que vai na sua 11ª edição e promoveu, entre 1990 e 1993, o Concurso Nacional de Composição Coral. Participou, em1998, nas comemorações dos 700 anos da Universidade de Lérida (Espanha) e no Doutoramento Honoris Causa de Pérez De Cuellar, onde interpretou a cantata “Carmina Burana”, de Carl Orff, juntamente com outros três coros e duas orquestras das mais antigas universidades da Europa.
Constituído por cerca de 70 elementos, de todas as Faculdades da Universidade e Institutos Superiores de Coimbra, e sob a Direcção artística do Maestro César Nogueira, desde 1996, o repertório do Coro cobre os vários períodos estilísticos da história da música coral, desde a Renascença até aos nossos dias, sendo dada especial atenção aos compositores portugueses.
Apresenta um repertório diversificado que abrange diversos períodos artísticos, desde o Renascimento até aos nossos dias, prestando também uma atenção especial a compositores portugueses e à tradição coral portuguesa. Para trabalhar este repertório, o Coro conta desde 1996 com o profissionalismo e dedicação de César Nogueira.
Desde a sua fundação, o coro actuou já em todo o País e também um pouco por toda a Europa. Participou em vários festivais e encontros corais em Portugal e no estrangeiro, a maioria dos quais enquadrada no contexto universitário, e é frequentemente convidado para participar em cerimónias oficiais da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal.
Do programa a apresentar pelo Coro Misto constam os seguintes temas: Gaudeamus Igitur (Hino Académico),Locus Iste (Anton Brunckner), Cantique de Jean Racine (Gabriel Fauré), Coro dos Cativos (Mário Sousa Santos), Ó meu amorzinho (Fernando Lopes Graça), O Pezinho (Mário Sousa Santos), Não choro por me deixares (José Firmino), O Milho da Nossa Terra (Trad. / Fernado Lopes Graça), Senhora do Almurtão (Mário Sampaio Ribeiro), Coro das Maçadeiras (Tradicional), A Senhora D'Aires (Fernando Lopes Graça), I Love To Whistle (Harold Adamson), Transnochada (J. Dávalos y E. Cabeza, Arr. De Maria del Cármen Aguilar), Gente Humilde (Chico Buarque e Vinícios de Morais, Arr. Eduardo Dias Carvalho), Ave Maria (Mário Sousa Santos), Ave Maria (Javier Busto), Surely he died on Calvary (Arr. Joseph Jennings), Didn't Rain (Arr. Bob Chiolcott), Were you there (Arr. Paul Hart), Blue Moon (Richard Rodgers) e The Lion Sleeps Tonight (Arr. De Anne Rqugh/Deke Sharon).