Máfia do Centro:   Comente os nossos Artigos              Seja você o nosso jornalista! Envie-nos as suas denúncias, desabafos, notí­cias, fotos... para mafiadocentro@sapo.pt   

quinta-feira, outubro 25, 2007

Teatro

25, 26 e 27 de Outubro _ Teatro da Cerca de S. Bernardo _ 21h30

Crime disse ele. Creme disse ela., pelo GATT - Grupo Amador de Teatro de Taveiro

TEATRANDO é a designação da iniciativa levada a cabo pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, durante o último trimestre de 2007, no intuito de fomentar e divulgar o Teatro não profissional em Coimbra, promovido por grupos de Coimbra. A iniciativa foi delineada por forma a trazer a Coimbra e ao Teatro da Cerca de S. Bernardo - palco privilegiado, embora não único, da iniciativa - uma programação dos grupos concelhios, que permita sensibilizar a população para os bons hábitos de ver teatro.
Esta iniciativa tem a particularidade de associar ao teatro outras práticas de expressão cultural, nomeadamente, a etnografia e a música, abrangendo diferentes faixas etárias e diversos públicos.
Depois de no passado Sábado ter sido dado o arranque à iniciativa, com a apresentação da peça "O Juiz da Beira", pelo Grupo de Teatro de S. Silvestre, desta vez, cabe ao Grupo Amador de Teatro de Taveiro (GATT) apresentar a peça "Crime disse ele. Creme disse ela.", de Emílio Boechat, nos próximos dias 25, 26 e 27, a partir das 21h30, no Teatro da Cerca de S. Bernardo.
Comédia de nove quadros que parte do texto original "O Sol Está Quente e a Água Está Óptima", de Emílio Boechat, o espectáculo leva-nos até à década de 40, quando o famoso detective Parker procura limpar São Francisco do crime que aterroriza a cidade. A história do ex-polícia é intercalada por quadros descontextualizados que discutem assuntos (ao contrário do que seria de esperar) nada sérios ou interessantes. Passa o creme...
O Grupo Amador de Teatro de Taveiro – GATT – formou-se em 1968, pelas mãos de um grupo de jovens residentes em Taveiro, lideradas por Licínio Manuel de Carvalho Coelho, seu encenador, posição que mantém ainda hoje, decorridos que estão trinta e quatro anos depois da fundação. Ao longo dos anos, o GATT tem mantido uma actividade regular, sendo já mais de cem as salas do distrito de Coimbra onde o Grupo realizou espectáculos. Contudo, outros distritos têm podido assistir às actuações do GATT, tais como: Aveiro, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Vila real e Viseu. É o reflexo da clara opção do Grupo pela itinerância, a que não é alheia, como é óbvio, a inexistência de um espaço próprio para a apresentação das suas produções.
De realçar ainda que mais de uma centena de actores amadores de ambos os sexos passou já pelo Grupo, sendo que, destes, uma elevada percentagem é natural de Taveiro e apenas um pequeno número de fora da terra.
Para além da sua actividade primordial que se consubstancia na prática pela representação teatral, o Grupo Amador de Teatro de Taveiro tem levado a cabo outras manifestações de índole cultural, tais como Ciclos e Mostras de Teatro, com a participação de alguns dos principais grupos amadores e de companhias profissionais.

1 Bocas:

Blogger C Geria said...

Apenas referir que a informação colocada sobre o GATT, em relação ao encenador e á origem dos actores não se encontra correcta. Essa informação que colocou é de há 10 anos atrás. Antes de escrever informe-se para passar a verdadeira informação. Passe pelo site: www.teatrotaveiro.com

sábado, 02 fevereiro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home