Máfia do Centro:   Comente os nossos Artigos              Seja você o nosso jornalista! Envie-nos as suas denúncias, desabafos, notí­cias, fotos... para mafiadocentro@sapo.pt   

quarta-feira, novembro 08, 2006

Universidade de Coimbra - Reitor recandidata-se

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), Fernando Seabra Santos, anunciou que vai recandidatar-se a um segundo mandato nas eleições de 15 de Janeiro de 2007.
Seabra Santos é o primeiro professor catedrático da UC a apresentar-se como candidato, tendo como mandatário o penalista Figueiredo Dias, docente da Faculdade de Direito.
O candidato apresentou as linhas gerais do seu projecto reitoral no futuro restaurante do Pólo III da Universidade (Pólo da Saúde), numa zona do complexo universitário ainda em obras.
"É assim que eu gosto de ver a Universidade de Coimbra, como uma casa em permanente construção e melhoria", explicou, frisando que essa sua perspectiva da instituição abrange também os planos pedagógico e científico.
"Reorganização pedagógica", "reordenamento da oferta educativa" e "ajudar a Universidade a encontrar o seu caminho nos próximos anos", incluindo no contexto internacional, são apostas assumidas por Seabra Santos.
O reitor disse que, se for eleito, pretende reforçar a "o prestígio da Universidade e a coesão interna entre corpos" e "criar melhores condições de trabalho" para docentes, estudantes e funcionários.
"Quero também ajudar a promover cada vez mais um cultura de exigência e uma ligação estreita com o tecido empresarial", acrescentou.
Abílio Hernandez (professor de Letras e ex-presidente da primeira Capital Nacional da Cultura - Coimbra 2003), Paulo Mota Pinto e Guilherme Oliveira (Direito), Manuel Antunes, Cunha Vaz, Massano Cardoso e Jeni Canha (Medicina) integram a lista de apoiantes da candidatura.
Outros apoiantes da candidatura de Seabra Santos são Fernando Regateiro (professor de Medicina e presidente da Administração Regional de Saúde do Centro), José Manuel Canavarro (professor da Faculdade de Psicologia e antigo secretário de Estado da Administração Educativa) e João Gabriel Silva (presidente do conselho directivo da Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCTUC).
Fernando Catroga, Seabra Pereira e Fernanda Cravidão (Letras), Carlos Fiolhais e Manuel Fiolhais (FCTUC) são outros catedráticos seus apoiantes, tal como António Luzio Vaz (administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade, SASUC), Carlos Luzio Vaz (secretário- geral da UC) e Lopes Rodrigues (líder da Comissão de Trabalhadores dos SASUC e presidente da Associação dos Funcionários das Universidades Portuguesas, ANFUP).
A lista revelada por Seabra Santos não integra estudantes, designadamente membros dos corpos gerentes da Associação Académica de Coimbra (AAC), mas o candidato disse que terá apoios do lado dos discentes.
As candidaturas a reitor da UC deverão ser formalizadas junto da Comissão Eleitoral entre 15 de Novembro 06 de Dezembro.
A primeira volta das eleições realiza-se no dia 15 de Janeiro, participando os membros da Assembleia da Universidade em efectividade de funções.
Haverá uma segunda volta, no dia 17, caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta dos votos.
Lusa
* Nota da Máfia - Dadas as relações dos últimos tempos, os estudantes vão "adorar" mais um mandato de Seabra Santos, LOL.