Máfia do Centro:   Comente os nossos Artigos              Seja você o nosso jornalista! Envie-nos as suas denúncias, desabafos, notí­cias, fotos... para mafiadocentro@sapo.pt   

terça-feira, janeiro 23, 2007

Miranda do Corvo: uma comunidade saudável e solidária

MIRANDA DO CORVO APRESENTA VERSÃO PRELIMINAR DO PROGRAMA DIRECTOR DE INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE E EMPREENDEDORISMO PARA O CONCELHO

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo apresentou a versão preliminar do Programa Director de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (PD-ICE), documento elaborado pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).
O PD-ICE aponta as linhas estratégicas para o Município de Miranda do Corvo.
O documento aponta o Concelho como tendo “uma localização estratégica favorável”, tendo “vindo a registar um progressivo crescimento populacional”.
Desta forma, “acompanhando o crescimento populacional, assinala-se o aumento do nível de ensino da população e o aumento de postos de trabalho nos sectores terciário e secundário. Esta dinâmica positiva contraria o panorama demográfico sub-regional e confere ao Concelho uma estrutura socio-económica competitiva”.
O Concelho é apontado no documento como tendo vindo a posicionar-se para os novos desafios, apostando na educação, formação e inclusão social.
Na linha do que vem sendo a politica deste executivo e em traços gerais, a visão deste PD-ICE define o Concelho como: “Miranda do Corvo: uma comunidade saudável e solidária”.
Esta visão estratégica deve então ser potenciada e escorada em três linhas essenciais, nomeadamente: 1 - promover o “bem-estar” como sector estratégico de desenvolvimento, assumindo os serviços de apoio social e de saúde, os elementos naturais e patrimoniais como suportes da estratégia e ancoras para que esta seja visível fora do Concelho; 2 – fomentar a inovação nas artes e ofícios locais, tirando partido do “know-how” existente e da investigação produzida por diversas entidades, para incitar a renovação essencial deste sector; 3 – estimular a utilização de energias renováveis, garantindo a aplicação prática da investigação produzida pelas entidades sedeadas em Miranda – AREAC e CBE – e reforçando uma postura saudável e de respeito pelo meio ambiente.
A concretização destes objectivos passará pela mobilização dos recursos humanos, dos sectores estratégicos e das infraestruturas numa perspectiva de união para atingir fins comuns.
Após a fase de estudo da realidade do concelho que passou por entrevistas com personalidades, visita ao concelho, realização de reuniões abertas à população e estudo de casos práticos foram indicados vários projectos mobilizadores inspirados em casos de sucesso e boas práticas nacionais e internacionais.
Miranda do Corvo aparece referenciado neste estudo como tendo um Índice de Desenvolvimento Social superior à média nacional (dados da DGAL).
A rede de equipamentos de apoio e serviço à população, fruto das políticas municipais, apresentam um elevado nível de cobertura. Também a rede educativa é apresentada como tendo equipamentos de qualidade e disponibilidade de recursos humanos e materiais adequados. A rede de equipamentos socio-culturais é apresentada como diversificada e abrangente.
O Concelho é apresentado com vários pontos fortes, nomeadamente o enquadramento regional, crescimento populacional, valores patrimoniais, artesanato, potencial turístico, património florestal, acessibilidade florestal, energias renováveis e serviços de apoio social.
Estes pontos fortes, muitos deles já potenciados com este executivo, são catalisadores do desenvolvimento local e regional.
O documento está disponível para consulta no sítio da Câmara Municipal em
www.cm-mirandadocorvo.pt.
A Câmara Municipal solicita a todos a análise do documento e eventuais sugestões.