Máfia do Centro:   Comente os nossos Artigos              Seja você o nosso jornalista! Envie-nos as suas denúncias, desabafos, notí­cias, fotos... para mafiadocentro@sapo.pt   

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Miranda do Corvo recolhe óleos alimentares usados

Numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Miranda do Corvo e a AREAC – Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro, foram distribuídos ecoÓLEOS em todas as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico de concelho.

Numa sessão de esclarecimento realizada em cada escola, os alunos foram convidados a começar a trazer de casa o óleo de fritar usado, numa garrafa ou garrafão de plástico com tampa de rosca, e a deixar o recipiente dentro do ecoÓLEO. Uma entidade recolhedora fará a colheita do óleo que for sendo armazenado e enviará para uma unidade fabril que o transformará em BIODIESEL.

O projecto ecoÓLEO -reciclagem de óleos alimentares usados pretende prevenir o envio deste resíduo altamente poluente para a rede de esgotos, o que provoca graves problemas de funcionamento nas estações de tratamento de águas residuais, e potenciar a sua reciclagem em biodiesel, que é um combustível não tóxico e biodegradável que pode substituir o gasóleo nos motores automóveis e nas caldeiras a diesel.

Esta iniciativa nas escolas, vem dar continuidade à campanha já iniciada em Junho passado com a colocação de ecoÓLEOS, de acesso público, no Mercado e no estaleiro Municipal de Miranda do Corvo. Aqui se poderá dirigir toda a população do concelho para deixar os seus óleos alimentares usados.

Este programa insere-se ainda nos objectivos do Decreto-Lei n.º 62/2006, de 21 de Março, que transpõe para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 2003/30/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 8 de Maio de 2003, relativa à promoção da utilização de biocombustíveis ou de outros combustíveis renováveis nos transportes.

Este diploma estabelece os mecanismos necessários para promover a colocação no mercado de quotas mínimas indicativas de biocombustíveis e de outros combustíveis renováveis, em substituição dos combustíveis fósseis, com o objectivo de contribuir para a segurança do abastecimento e para o cumprimento dos objectivos nacionais em matéria de alterações climáticas.